E E João Michelin

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sexta-feira, 18 de outubro de 2013

"UM DIA NA ESCOLA DO MEU FILHO" 19/10/2013

Secretaria da Educação promove neste fim de semana o 19/10/2013 “Um Dia na Escola do Meu Filho”. Todas as unidades da rede estadual estarão abertas sábado 19/10/2013 para a ação que têm como objetivo aproximar a comunidade da escola, fortalecer as Associações de Pais e Mestres, os Conselhos de Escola e os Grêmios Estudantis. Realizado inicialmente nas unidades de ensino integram o programa Escola da Família, a partir desta edição o projeto abrangerá todas as escolas da rede estadual. As mais de 5.000 escolas estaduais participarão sábado (19/10/2013) da segunda edição de 2013 do projeto “Um Dia na Escola do Meu Filho”. A ação, realizada desde o ano de 2011 nas 2.300 unidades de ensino da rede estadual que integram o programa Escola da Família, sendo estendido, a partir deste ano, para todas as escolas do Estado. A iniciativa tem como objetivo ampliar a participação das famílias na rotina escolar dos filhos. Existem ganhos pedagógicos evidentes quando a família se apropria da escola. Por isso, o objetivo do projeto ‘Um Dia na Escola do Meu Filho’ é mostrar à comunidade que a instituição de ensino é um lugar de integração e de desenvolvimento sociocultural. O acompanhamento da aprendizagem e a convivência com outros participantes da comunidade escolar são de fundamental importância, principalmente neste momento específico de formação de futuras gerações. “A partir da primeira edição, o projeto passou a fazer parte do calendário escolar. No dia 19/10/2013 sábado, os portões estarão abertos para que os professores que estão na escola de segunda à sexta-feira, os educadores do programa Escola da Família, funcionários das escolas e comunidade se unam em prol de uma educação que possibilite o estreitamento de laços de respeito, participação e construção de um espaço mais democrático.” A proposta principal é apresentar aos pais os colegiados das unidades de ensino para que os Conselhos de Escola, as Associações de Pais e Mestres e os Grêmios Estudantis possam se fortalecer com a participação da comunidade. As escolas devem realizar atividades para que os pais conheçam todos os ambientes dos prédios. Dessa forma, alunos e professores poderão se tornar, juntos, anfitriões e guias das unidades de ensino. Além disso, a instituição terá autonomia para desenvolver jogos cooperativos, brincadeiras, gincanas e outras atividades de lazer para interação entre pais e filhos. O projeto “Um Dia na Escola do Meu Filho” é resultado de ação iniciada em novembro de 2011, quando, por meio do programa Educação – Compromisso de São Paulo, os responsáveis pelos estudantes da rede estadual foram convocados a comparecer às unidades de ensino, com propostas de ampliar a participação da comunidade não somente na rotina escolar de seus filhos, mas também em ações destinadas a colocar a rede estadual de ensino entre os melhores sistemas educacionais do mundo. Em 2012, mais de 240 mil pessoas participaram dos três encontros realizados nas 2.300 unidades que são sede do programa Escola da Família. Sobre o Programa Escola da Família Desde 2003, o Programa Escola da Família aproxima sociedade da escola promovendo a integração de estudantes, crianças, jovens, adultos e idosos com um trabalho que sociabiliza diverte e educa. As unidades escolares da rede pública de São Paulo são abertas aos sábados e domingos à comunidade local, para realização de atividades voltadas ao esporte, à cultura, à saúde e ao trabalho, os quatro eixos do programa. As atividades são promovidas com o auxílio de profissionais da Educação, voluntários e educadores universitários gestores e visam à inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade e uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida cada vez melhor. Cara equipe escolar, Para o sucesso deste dia, é preciso trabalhar como um time: cada um na sua posição, mas todos almejando o mesmo objetivo. Reúnam então, direção, professores e funcionários para ajudarem, afinal, a escola é lugar de muita gente sabida e talentosa! Lembre-se que a escola é de todos e para todos – quanto mais pessoas envolvidas e colaborando, menor a chance de sobrecarregar alguém. O que queremos? O intuito é receber os pais como convidados de honra! Apresentar a escola, mostrar o que os alunos estão aprendendo. Compartilhar os projetos. Viver, juntos, momentos agradáveis e divertidos. Quem fará o quê? Uma divisão equilibrada das responsabilidades, em que cada um contribui com seus conhecimentos e habilidades, são fundamentais para o sucesso deste dia. Se cada turma de alunos, junto com um professor, ficar responsável por uma atividade/espaço (exposição, apresentação, folhetos, monitoria etc), isso não só tornará o evento autêntico, como também fará com que eles façam questão da presença de seus pais. Divulgação – a propaganda é a alma do negócio Que meios poderão ser utilizados? • Cartazes afixados na escola e fora dela: comércio local, igrejas, postos de saúde, Associações de Bairro etc. • Faixa no portão da escola. • Convites escritos e desenhados pelos alunos e enviados às famílias. • Panfletos entregues no bairro. • Rádio Recreio feito pelos próprios alunos. • Perfil da escola em Redes Sociais. Sugestões de atividades • Sessão Cinema na Escola da Família. (Tema:- Muito Além do Peso) • Aferição da Pressão Arterial, Teste de Diabetes, Pesagem e Calculo do IMC. • Decoração de um grande painel – “PINTANDO EM FAMÍLIA” – feito por mãos de filhos, pais e responsáveis. • Exposição de artesanato, pintura, cerâmica etc. produzidos no PEF. • Sessão HISTÓRIA VIVIDA – por avós, bisavós, tios e avós. Momento de trazer às gerações mais novas um pouco da vida e do mundo de algumas décadas atrás. (Com fotos antigas). • Varal literário: pequenos contos, crônicas e poesia, escritos em peças de roupa, todas misturadas numa grande bacia. A pessoa tirará uma peça do recipiente, lerá o texto nela registrado e a dependurará num grande varal com prendedores. Haverá também peças “em branco”, para quem queira escrever o seu próprio texto. A bacia ficará exposta ao público durante todo o tempo. • Articular com pais da comunidade escolar, que tenham práticas multiplicadoras, convidando-os para oferecer oficinas neste dia. • Exposição de projetos e ou trabalhos desenvolvidos pelas crianças e jovens durante a semana letiva. • Palestras sobre temas que dizem respeito à escola. (O tema deve ser pensado segundo a demanda de cada escola). • Sala momento beleza, manicure, cabeleireira e maquiagem. • Abertura da Sala de leitura e biblioteca. Conclusão Cultura Participativa A escola que quer ser democrática e autônoma deve imprimir nas suas ações uma postura de presteza e agilidade em decisões com propósitos claros embasados pelo consenso coletivo. É desse consenso que deve surgir à construção de uma Cultura Participativa capaz de se fazer definida pelas proposições de um projeto comum que envolva a equipe escolar, pais, estudantes e comunidade em geral. A escola ao abrir espaços para a discussão de suas questões básicas deve promover a interlocução, o diálogo e a reflexão entre as várias instâncias que são promotoras da edificação de uma cultura participativa: Conselho de Escola, APM- Associação de Pais e Mestres e Grêmio Estudantil. Assim, estrategicamente a escola inicia a construção de um colegiado, mobilizando esses recursos de que dispõe para, juntos, pensar a escola coletivamente. Nessa linha de ação, vale ressaltar que, a escola seja ela privada ou governamental é uma esfera de ação pública e como tal insubstituível na promoção da coesão social, da mobilidade humana e da vida em comunidade. Dessa forma, favorecer na escola a presença dos pais, familiares e comunidade em geral, na data: Um dia na escola do meu filho, é proporcionar a proximidade da primeira com os demais, onde se deve crescer o desenvolvimento de uma gestão com a participação de todos, colocando a escola como local de referência que aponte para o bem comum.

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